terça-feira, 5 de junho de 2012

Casa Cor PR 2012 - Sala de Refeições

Arquiteto, segundo o dicionário Michaelis, é "aquele que idealiza, projeta ou dirige construções" e cada projeto novo, que tomamos como desafio, é pensado de maneira que surpreenda o cliente e supere às suas expectativas. Quem idealiza não é somente o cliente, que quer a sua casa ou apartamento tão bonito quanto àqueles projetos que viu nas revistas, mas toda a equipe que desenvolve este projeto. É muito satisfatório ouvir do cliente "nossa, eu nunca teria pensado isso" quando sai satisfeito com as idéias que lhe foram propostas.

E o projeto que fazemos para a Casa Cor, mesmo sem um cliente determinado, segue os mesmos princípios, mas ao invés de agradar a uma única pessoa, a um casal ou a uma família, temos como desafio agradar a maior parcela de milhares de pessoas que visitam à mostra nesses 40 dias de duração. E como é gostoso quando temos um feedback positivo, quando as pessoas que vêm nosso trabalho pela primeira vez nos cumprimentam ou deixam um recado em nosso livro de visitas com um elogio. Isso nos é compensatório, até mais do que os clientes que ganhamos após participar de uma mostra... É claro que os novos clientes são muito importantes em todo esse processo, pois além desse ser um dos objetivos, são os clientes que viabilizam nossa participação nos próximos anos.

Esse ano consolido minha segunda participação na Casa Cor Paraná e quis deixar aqui, até mesmo antes de apresentar o meu projeto, o meu sincero agradecimento às pessoas que confiam em meu trabalho e que tornam possível a realização desse "projeto" em minha trajetória profissional. Espero poder contar sempre com o apoio dos meus clientes, da minha família e amigos, da equipe do escritório, além de fornecedores e parceiros que tornam tudo isso realidade e que possibilitam que eu possa mostrar ao público, que ainda não me conhece, um pouco do meu trabalho e do meu estilo de projetar. Conto com todos vocês nos próximos anos!

Sala de Refeições - Arquiteta Keyla Kinder - Casa Cor PR 2012
(Foto: Marcelo Stammer)
A proposta do projeto para a Sala de Refeições foi criar um ambiente bem descontraído, para reunir a família e os amigos. Um espaço interativo que sirva como uma transição entre a cozinha e as áreas sociais de um apartamento ou de uma residência.

Busquei inspiração no tema nacional da Casa Cor: “Moda. Estilo. Tecnologia.”, levando em conta a proposta da mostra em Curitiba que é o retrofit, conceito que significa reutilizar algum equipamento ou edificação antiga, porém sem perder suas características originais. Pensando nisso, encontrei no desfile da marca Gucci, na semana de moda de Milão 2012, uma tendência que, inspirada no movimento “art déco”, norteou a escolha dos elementos para o projeto dos 12m² da Sala de Refeições. Assim como no desfile da maison italiana, utilizei em meu projeto uma base predominantemente preta emoldurada com elementos geométricos em preto e branco, pontuada com cores vibrantes e toques metalizados, que conferem um ar retrô. 

Seguindo as tendências do mundo da moda, que a cada temporada invadem as lojas e as nossas casas, não apenas nas roupas que usamos, mas também na mobília, nos utensílios domésticos, nos objetos de uso pessoal e em equipamentos eletrônicos, a cor escolhida para a parede de entrada foi "FOGO", uma das cores apontadas pela Suvinil, marca patrocinadora nacional da Casa Cor, como tendência para 2012. Outro elemento de destaque no projeto é a parede preta, que tem função de quadro negro. Para conseguir esse efeito foi utilizada a tinta esmalte preta fosca em toda a parede. 

(Foto: Marcelo Stammer)

Seguindo a linha que conduz meus projetos, utilizei em meu projeto elementos sustentáveis como a madeira de demolição no móvel e no painel, além do piso cimentício e o ladrilho hidráulico, que não passam pelo processo de queima como os porcelanatos e cerâmicas comuns. Através da utilização do ladrilho hidráulico, criou-se um efeito de geometria em preto, branco e cinza, no nicho formado sobre o móvel. Esse efeito foi valorizado através de um recurso de iluminação que consiste em “lavar” a parede de luz, com lâmpadas fluorescentes. 

(Foto: Marcelo Stammer)

Ainda falando em efeitos de iluminação, destaca-se sobre a mesa o pendente semicilíndrico KS, disponível na Grey House Iluminação. O pendente, que possui formato orgânico, é fabricado em lâminas de madeira certificada, com acabamento em acrílico. Através de suas linhas sinuosas, o pendente agrega à Sala de Refeições um efeito de luz e sombra que torna a decoração ainda mais interessante. 

(Foto: Daniel Sorrentino)

Para compor o ambiente da Sala de Refeições, utilizei uma linha de mobiliário contemporâneo da loja Mundo Egípcio Casa. O destaque é a torre da linha Comics, que combina um pouco do estilo art déco com tirinhas de gibi com personagens conhecidos de Walt Disney e garante mais um toque de cor e um pouco de ar lúdico ao ambiente. 

(Foto: Daniel Sorrentino)

Para finalizar a composição do ambiente, foram escolhidas fotografias e gravuras do Espaço Moldura Minuto. Entre elas duas fotografias da artista curitibana Dea Fylyk, duas fotografias artísticas em preto e branco do paulistano Alexandre Urch e uma gravura de Washington Silveira. 

(Foto: Daniel Sorrentino)

Fornecedores:
- Mobiliário Solto (mesa, cadeiras e torre “gibi”) – Mundo Egípcio Casa
- Mobiliário sob medida e Madeira de Demolição – Marcenaria DRGoinski
- Obras de arte (fotografias e gravuras) – Espaço Moldura Minuto
- Iluminação - Grey House
- Automação – Sistema My Way / Domótica
- Piso cimentício – G Baraldi / Palazzo
- Ladrilho Hidráulico – G Baraldi / Ornatos
- Papel de Parede - Espaço Goya
- Rodapés – Moldurama
- Objetos de Decoração – Tok Stok
- Materiais de Construção - Balaroti
- Tintas - Suvinil
- Assessoria de Imprensa - Bachelorette Planejamento de Comunicação

Um comentário:

  1. Keyla: parabéns pela sua criação. Ficou muito bonita e com muito estilo. Marilise

    ResponderExcluir