sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tendências - Expo Revestir 2012

O nosso escritório busca sempre estar atualizado com as tendências e os lançamentos apresentados nas feiras, e apresentamos essas novidades aos nossos clientes, aplicando-as em nossos projetos.
No mês de março ocorreu em São Paulo a feira mais importante de revestimentos do Brasil, chamada por alguns de Fashion Week da arquitetura e decoração: a EXPO REVESTIR 2012 e nós estivemos lá. Confira o que mais nos chamou a atenção:

VOLTA AO PASSADO

Uma tendência que chegou forte na Revestir 2012 foi o retorno ao passado e um dos elementos mais marcantes que agora volta de maneira revisitada foi o cobogó, uma peça chave na arquitetura brasileira dos anos 50.
Sejam de concreto ou cerâmica, os elementos vazados integram ambientes internos e externos, ampliando os espaços e permitindo a integração com a natureza, através da imagem, luz e ar. Através das linhas curvas e orgânicas quebram a simetria e possibilitam um novo olhar sobre a forma de morar.
A Castelatto surpreendeu e lançou 3 produtos em sua série "Elementos Vazados": Trama, Synus e Zag.

Linha Trama, da Castelatto, inspirada nas ondas do mar.

Linha Synus, da Castelatto, inspirada na sinuosidade das curvas.

Linha Zag, da Castelatto, com formas geométricas e ângulos acentuados.
Linha Zag, da Castelatto.
Outra empresa que trabalha com produtos cimentícios e que apostou nos elementos vazados, buscando inspiração nos anos 50, foi a Solarium, que lançou 2 modelos de Cobogós: Nuance e Atoll.

Cobogó Nuance, da Solarium, com design suave, cria efeitos de luz e sombra.
Cobogó Atoll, da Solarium, criação da premiada (iF) designer Renata Rubim.

Outro elemento que marcou época e agora aparece tanto em sua forma original, quanto remodelado, foi o ladrilho hidráulico. Ele apareceu na Revestir 2012 de maneira contemporânea na forma de azulejos e porcelanatos.

Ladrilho Patchwork, das Ceusa.

Azulejos (15x15cm) criados pelo designer Fábio Galeazzo, para Azulejaria Brasil.

EFEITO 3D

Depois de chegar aos cinemas, a tecnologia 3D entrou nas casas através dos televisores agora invade a decoração e já é a sensação do momento. Esse efeito é obtido através de revestimentos com relevo ou de desenhos bidimensionais (planos) que transmitem profundidade através da ilusão de óptica, o chamado "efeito 3D". Já existem tecidos, papéis de parede e até revestimentos cerâmicos que desempenham esse papel.
As empresas que trabalham com revestimentos cimentícios já apostam nessa tendência há algum tempo e na Revestir deste ano, a Castelatto apresentou dois lançamentos: Squadri e Labratto.
A linha Squadri, com volumes geométricos de diferentes profundidades, procura refletir a volumetria de uma cidade cheia de edifícios altos. As peças não necessitam de rejunte e é disponível em sete cores.

Linha Squadri, da Castelatto.

Para quem prefere linhas curvas e mais delicadas, a linha Labratto foi inspirada no trabalho de entalhe dos antigos artesãos. Sua textura, de curvas suaves e elegantes, fica ainda mais evidente sob a incidência de luz direcionada, criando um efeito de luz e sombra delicado.

Linha Labratto, da Castelatto.

CÓPIA FIEL

A impressão digital apareceu com destaque na Revestir 2012. Os fabricantes, que já produzem há algum tempo cerâmicas e porcelanatos que imitam outros materiais, conseguem agora, através da tecnologia das imagens em HD (high definition), uma riqueza maior de detalhes. É cada vez maior e mais fiel a gama de produtos que imitam madeira, pedra, cimento queimado, couro e tecidos.

Porcellanato Digital Marmo Imperatore Castano, da Biancogres.

Linha Madeiras, da Portobello, inspirada nos veios de árvores nativas do Brasil.
Linha Antique HD, da Portinari.

FORMAS INUSITADAS

A Franke apresentou a Cuba e a Coifa Polyedro, que fazem parte da linha Gourmet da marca e que possuem acabamento em aço escovado e design em forma de diamante. Com iluminação led e painel de controle que funciona com um toque suave, a coifa conta com a opção de ventilação 24 horas, cronômetro e quatro velocidades.

Cuba e Coifa Polyedro, da Franke

SUSTENTABILIDADE

Quando falamos em revestimentos ecológicos, os pisos vinílicos se destacam pela ação antibacteriana, antifúngica e propriedades acústicas. Assim como os pisos laminados, possibilitam instalação rápida e manutenção simples. Segundo a arquiteta Brunete Fraccaroli, "as empresas já fazem pisos vinílicos à base de óleo de linhaça, biodegradáveis, em deixar de investir em cores. É um setor que demonstra que sustentabilidade não precisa ser sinônimo de falta de vida nas cores".
A Eucatex lançou três linhas de pisos vinílicos: Evolution, para Ambientes comerciais, Decore Family+. O Eucafloor Piso Vinílico é hipoalergênico, composto por 100% de PVC e pode ser instalado em áreas úmidas, além de ser 100% reciclável e resistente a riscos e manchas.

Eucafloor Piso Vinílico

A Cerâmica Villagres traz ao Brasil, em parceria com a espanhola Utifirve, o sistema de fachada ventilada em placas de porcelanato. As peças cerâmicas são instaladas a 10cm da parede com grampos de aço inoxidável, perfis e peças de alumínio, dispensando o uso de argamassa. A circulação de ar no vão formado entre parede e fachada melhora o desempenhos térmico da construção. Essa tendência vai de encontro com os atuais Green Buildings e a busca pela Certificação Leed.


Fachada Ventilada Villagres (foto retirada do site http://www.danyelacorrea.com.br)

(Referência Bibliográfica: Catálogo Especial Revestir 2012 da Revista AU e Blog da Revestir: http://revestir2008.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário