segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Set List #64 - Gaz+ - Gazeta do Povo (10/12/2011)

Matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, no caderno Gaz+, coluna Set List, dia 10/12/2011.

Set List #64: Keyla Kinder


1
  • Marcelo Furtado, @marcelofurtado - 10/12/2011 às 00:50
  • Comente!
Nome completo: Keyla Kinder
(Arquiteta e Urbanista, com especialização em Design de Interiores)
Data e cidade de nascimento: 11/02/1985, em Joinville (SC)
Twitter: @keylakinder
Reprodução

Reprodução /
Por que Arquitetura?
“Gostava de ver projetos de casas nas revistas. Acho que é um gosto herdado de meu pai, que, apesar de ser formado em Engenharia Mecânica, sempre gostou muito da área de projetos e sempre teve facilidade nessa área. Meus pais construíram uma casa quando eu era adolescente e por isso acabava me envolvendo nos assuntos da obra. Acho que fui me encantando aos poucos.”
Inspiração
“Eu pesquiso muito em sites de arquitetura, revistas, blogs, livros... Tenho uma biblioteca que cresce a cada dia em meu escritório. Gosto de livros com muitas imagens de arquitetura e de design, pois acho que é uma maneira rápida de absorver informação, já que o trabalho do arquiteto é muito visual. Temos que estar o tempo todo observando as coisas ao nosso redor. Até quando saio de férias continuo pesquisando. Busco inspiração nos hotéis, quando viajo, nos restaurantes, na casa das pessoas, na tevê...”
Casa Cor Paraná
“A Casa Cor Paraná foi uma grande surpresa
para mim, pois não imaginava como o meu trabalho como arquiteta poderia impactar tanto pessoas que não me conheciam e que, sobretudo, não tinham conhecimento sobre o meu trabalho e meu estilo de projetar. Fiquei muito feliz com o resultado final e em como foi positivo para divulgação do meu trabalho.”
Mercado em Curitiba
“Existem muitos cursos de arquitetura e de design de interiores. Muitos estudantes sendo lançados no mercado todo ano. Mas acho que um profissional se forma no dia-a-dia do trabalho, na troca de experiência com outros profissionais, na eterna busca por conhecimento. Acredito que há lugar para todos, desde que todos não queiram fazer a mesma coisa. Cada um tem seu espaço, seu estilo, sua linguagem de trabalho. E é isso que o cliente deve
observar na escolha de um profissional: a identificação com o estilo do arquiteto. É muito complicado para mim, que sigo influências contemporâneas através de uma linguagem limpa e com o uso de materiais naturais, alcançar o objetivo de um cliente que tem preferência pela linguagem clássica, ou neoclássica. Existe um arquiteto ideal para cada tipo de cliente.”
Se pudesse voltar no tempo...
“Eu iria para a Europa na virada do século 19 para o século 20, no período pós-Revolução Industrial, que foi de extrema importância para a arquitetura e para a produção de móveis, que até ali era artesanal e nesse período passou a ser produzido em série, com a utilização de novos materiais como o ferro, vidro e cimento. A Revolução Industrial trouxe muitos avanços, mas também muitos problemas urbanísticos, com o aumento da população nas grandes cidades, que não possuíam infra-estrutura para atender a toda essa população. Neste período muitos arquitetos foram requisitados para construir novos bairros e também solucionar os problemas causados pelo aumento populacional, além de planejar um futuro crescimento ordenado. Por esse motivo, foi um período de grandes obras e de grandes nomes de destaque na arquitetura e no design. Já por volta da década de 1920 surgiu na Alemanha a Bauhaus, uma escola com o objetivo de formar profissionais no campo da arquitetura e do design. Se pudesse voltar no tempo, gostaria de ter feito parte dessa escola, que impulsionou a idéia do design como objeto de consumo, aliado à idéia da modernização da vida, o que faz sentido até hoje.”
Set List
1 – “Moves Like Jagger” – Maroon 5
2 – “Rolling in the Deep” – Adele
3 – “Paradise” – Coldplay
4 – “The Dog Days Are Over” – Florence and the Machine
5 – “Best of You” – Foo Fighters

Nenhum comentário:

Postar um comentário